CENTRO
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E NEGÓCIOS DO CENTRO BAIANO
PROFESSORA FELICIDADE DE JESUS MAGALHÃES
JUCIMÁRA
JUNQUEIRA DOS SANTOS SANTANA
MARY
MATOS DE OLIVEIRA
Mostra
de Potencialidades Turísticas de Jacobina
Trabalho
realizado com a turma do Curso Técnico em Guia de Turismo Módulo II com o
intuito de promover a valorização e divulgação das riquezas culturais e
naturais de Jacobina.
- INTRODUÇÃO
A atividade turística passou a ocupar espaço
considerável nas relações econômicas internacionais, enquanto atividade do
setor terciário da economia, representa em termos de Produto Interno Bruto
(PIB) aproximadamente 11% na atividade mundial e 8% na atividade brasileira,
gerando 1 em cada 10 empregos diretos no mundo, abrangendo 52 setores da
atividade econômica, podendo vir a ser uma das mais importantes em termos de
oferta de empregos e geração de receita e renda, (MOTA, 2007).
No Brasil ela vem se consolidando como um
importante vetor de desenvolvimento socioeconômico e
se caracteriza por oferecer, além de recursos naturais exuberantes, um enorme
acervo de bens culturais, materiais e imateriais aos turistas brasileiros e
estrangeiros (BRASIL, 2010/2014).
Jacobina
dentro desse contexto, além de possuir um conjunto de belezas naturais possui
também um rico patrimônio histórico e cultural que podem e devem ser
aproveitados para o desenvolvimento do turismo na cidade.
A
mostra de potencialidades turísticas no CEEP Professora Felicidade de Jesus
Magalhães tem o intuito de promover a valorização e divulgação das riquezas
naturais e culturais da cidade contribuindo para que as mesmas possam ser
utilizadas sob o princípio da sustentabilidade no fomento da atividade
turística local com a participação mais efetiva da comunidade e possibilitar
aos alunos do Curto Técnico em Guia de Turismo vivências para sua atuação como
profissionais do turismo.
- OBJETIVOS
2.1.
OBJETIVO GERAL
Promover
através do Curso Técnico em Guia de Turismo a divulgação e fomento da atividade
turística como uma importante via de desenvolvimento e alternativa
socioeconômica para Jacobina e região.
2.2.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Divulgar e valorizar as riquezas naturais e
culturais de Jacobina;
·
Contribuir para o aproveitamento das
potencialidades turísticas como alternativa de desenvolvimento socioeconômico
sustentável;
·
Proporcionar aos alunos do Curto Técnico em
Guia de Turismo vivências que contribuam para sua formação e qualificação.
- METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido a partir de pesquisa
bibliográfica na internet sobre os segmentos turísticos e suas características, a importância
da atividade turística para a economia do país, da região e mais
especificamente da Bahia e do Território Piemonte da Diamantina, onde o
município está inserido, seguida de aulas expositivas dialogadas, aulas de
campo e apresentações pelos estudantes.
Para culminância do trabalho realizou-se
um sarau com a participação de artistas da terra que fizeram apresentações
musicais e culturais, recital de poemas e poesias. Também foram organizados
stand com comidas típicas, artesanato e literatura e postagem no Blog do colégio e da turma.
Buscou-se nesta primeira mostra dá
destaque as potencialidades do município no Turismo Cultural por ser um dos
seguimentos que mais se encaixam no perfil da cidade.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A mostra das potencialidades turísticas a partir do Curso
Técnico Guia de Turismo abre a possibilidade de divulgação dos trabalhos
realizados pelo CEEP, assim como a difusão do turismo na cidade de Jacobina,
oportunidade de valorização de suas potencialidades, que são pouco exploradas.
Os alunos do Curso Técnico Guia de Turismo,
especificamente, tiveram a possibilidade de vislumbrar mais uma oportunidade de
campo de trabalho na organização de eventos na área do turismo.
O projeto proporcionou para a comunidade um momento
cultural apreciando artistas locais e as riquezas do turismo cultural da
cidade.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. Brasília, DF, 2010. 98p.
Disponível em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf.
Acesso em 28 de abril de 2013.
BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo no Brasil: 2011-2014. Brasília, DF, 2010. 154 p. Disponível
em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_no_Brasil_2011_-_2014_sem_margem_corte.pdf
Acesso em 03 de maio de 2013.
MOTA, Keila
Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo
uma atividade Sazonal. São Paulo: Atlas, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua contribuição!!