domingo, 14 de junho de 2015

Projeto Mostra de Potencialidades Turísticas de Jacobina


CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E NEGÓCIOS DO CENTRO BAIANO PROFESSORA FELICIDADE DE JESUS MAGALHÃES

JUCIMÁRA JUNQUEIRA DOS SANTOS SANTANA
MARY MATOS DE OLIVEIRA






Mostra de Potencialidades Turísticas de Jacobina






Trabalho realizado com a turma do Curso Técnico em Guia de Turismo Módulo II com o intuito de promover a valorização e divulgação das riquezas culturais e naturais de Jacobina.


  1. INTRODUÇÃO

A atividade turística passou a ocupar espaço considerável nas relações econômicas internacionais, enquanto atividade do setor terciário da economia, representa em termos de Produto Interno Bruto (PIB) aproximadamente 11% na atividade mundial e 8% na atividade brasileira, gerando 1 em cada 10 empregos diretos no mundo, abrangendo 52 setores da atividade econômica, podendo vir a ser uma das mais importantes em termos de oferta de empregos e geração de receita e renda, (MOTA, 2007).
No Brasil ela vem se consolidando como um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico e se caracteriza por oferecer, além de recursos naturais exuberantes, um enorme acervo de bens culturais, materiais e imateriais aos turistas brasileiros e estrangeiros (BRASIL, 2010/2014).
Jacobina dentro desse contexto, além de possuir um conjunto de belezas naturais possui também um rico patrimônio histórico e cultural que podem e devem ser aproveitados para o desenvolvimento do turismo na cidade.
A mostra de potencialidades turísticas no CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães tem o intuito de promover a valorização e divulgação das riquezas naturais e culturais da cidade contribuindo para que as mesmas possam ser utilizadas sob o princípio da sustentabilidade no fomento da atividade turística local com a participação mais efetiva da comunidade e possibilitar aos alunos do Curto Técnico em Guia de Turismo vivências para sua atuação como profissionais do turismo.

  

  1. OBJETIVOS

2.1.        OBJETIVO GERAL

Promover através do Curso Técnico em Guia de Turismo a divulgação e fomento da atividade turística como uma importante via de desenvolvimento e alternativa socioeconômica para Jacobina e região.

2.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Divulgar e valorizar as riquezas naturais e culturais de Jacobina;
·         Contribuir para o aproveitamento das potencialidades turísticas como alternativa de desenvolvimento socioeconômico sustentável;
·         Proporcionar aos alunos do Curto Técnico em Guia de Turismo vivências que contribuam para sua formação e qualificação.




  1. METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica na internet sobre os segmentos turísticos e suas características, a importância da atividade turística para a economia do país, da região e mais especificamente da Bahia e do Território Piemonte da Diamantina, onde o município está inserido, seguida de aulas expositivas dialogadas, aulas de campo e apresentações pelos estudantes.
Para culminância do trabalho realizou-se um sarau com a participação de artistas da terra que fizeram apresentações musicais e culturais, recital de poemas e poesias. Também foram organizados stand com comidas típicas, artesanato e literatura e postagem no Blog do colégio e da turma.
Buscou-se nesta primeira mostra dá destaque as potencialidades do município no Turismo Cultural por ser um dos seguimentos que mais se encaixam no perfil da cidade.




  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A mostra das potencialidades turísticas a partir do Curso Técnico Guia de Turismo abre a possibilidade de divulgação dos trabalhos realizados pelo CEEP, assim como a difusão do turismo na cidade de Jacobina, oportunidade de valorização de suas potencialidades, que são pouco exploradas.
Os alunos do Curso Técnico Guia de Turismo, especificamente, tiveram a possibilidade de vislumbrar mais uma oportunidade de campo de trabalho na organização de eventos na área do turismo.
O projeto proporcionou para a comunidade um momento cultural apreciando artistas locais e as riquezas do turismo cultural da cidade.



REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. Brasília, DF, 2010. 98p. Disponível em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf. Acesso em 28 de abril de 2013.
BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo no Brasil: 2011-2014. Brasília, DF, 2010. 154 p. Disponível em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_no_Brasil_2011_-_2014_sem_margem_corte.pdf Acesso em 03 de maio de 2013.
MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade Sazonal. São Paulo: Atlas, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!