PROFESSORA – JUCIMÁRA JUNQUEIRA DOS SANTOS
SANTANA
OBJETIVOS:
·
Entender a poluição dos ambientes urbanos;
·
Discutir o destino dos resíduos sólidos
urbano e rural;
·
Identificar as principais formas de
tratamento e destinação do lixo;
·
Relacionar saneamento básico e destino do
lixo com qualidade de vida;
· Discutir formas de conservação de recursos
naturais e retomar o conceito de desenvolvimento sustentável;
· Reconhecer o reaproveitamento e a reciclagem
como uma forma de conservar recursos e energia;
·
Identificar os principais elementos
recicláveis;
· Perceber que pequenas mudanças de hábitos
podem significar muito para a preservação do meio ambiente;
·
Desenvolver atitudes práticas de cuidado com
o meio ambiente.
PÚBLICO ENVOLVIDO: alunos da 2ª
série do Ensino Médio, professores de Geografia, História, Biologia, Língua
Portuguesa, Artes, direção escolar, comunidade.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA:
Segundo os Parâmetros Curriculares
para o Ensino Médio (MEC, 1999), nesta etapa o aluno deve construir competências que
permitam a análise do real, revelando as causas e efeitos, a intensidade, a
heterogeneidade e o contexto espacial dos fenômenos que configuram cada
sociedade. O ensino da Geografia deve assim, proporcionar aos alunos numa
dimensão espacial que territorializa os eventos e processos, uma compreensão
das transformações físicas e sociais operadas em seu meio e no mundo,
percebendo a influência dos meios produtivos na constituição da paisagem
geográfica em seus diversos aspectos, visando desenvolver uma compreensão
global dos fenômenos e a busca de soluções que possam intervir na realidade dos
indivíduos e a conseqüente melhoria na qualidade de vida.
Para que o ensino de Geografia e o
desenvolvimento desse trabalho possa ser mais significativo, é muito importante
que seja realizado associado a outras disciplinas, buscando uma aprendizagem ativa por meio da qual o aluno aprende fazendo,
pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégias de aprendizagem (PRADO, 2005).
Assim, o trabalho por projetos
viabiliza o desenvolvimento de competências, as quais se tornam cada vez mais
necessárias na sociedade atual.
RECURSOS:
TV, DVD, vídeos, data show, câmera digital, computador
com acesso a Internet, textos diversos, materiais para reaproveitamento (papel, garrafas PET, casca de frutas e legumes, etc.).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Uma Unidade Letiva.
ETAPAS / AÇÕES A
SEREM REALIZADAS:
- Leitura e discussões de textos relacionados ao tema;
- Pesquisa na internet sobre principais formas de destinação dos resíduos sólidos, os principais elementos recicláveis, estatísticas relacionadas, receitas com alimentos alternativos e artes com materiais reaproveitáveis.
- Criação e exibição de slides com o resultado das pesquisas;
- Oficinas de arte
- Oficina de culinária alternativa;
- Oficina de papel reciclado;
- Realização da Festa da Reciclagem;
- Criação de blog com textos e curiosidades referentes ao tema, e exposição de fotos da Festa da Reciclagem com as apresentações realizadas e todo o material confeccionado nas oficinas.
- Um dos problemas enfrentados para o desenvolvimento de atividades que envolvem o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos sólidos é em geral, o pensamento que impera nas pessoas de acreditar que os resíduos são lixo, que são sujos, imundos, criando assim certo preconceito, em especial com as comidas alternativas. Por isso, é importante o desenvolvimento de oficinas para que os alunos e todo o pessoal envolvido no projeto presenciem e participem dos processos de reaproveitamento e quando possível de reciclagem, como é o caso do papel.AVALIAÇÃOA avaliação é um dos aspectos mais importantes da ação educativa, constituindo-se também em uma das suas maiores preocupações, porque avaliar é uma tarefa tanto importante quanto complexa. Por esse motivo, torna-se imprescindível a sua realização que não deve ser unilateral. Portanto, serão avaliados todos os elementos envolvidos no desenvolvimento desse projeto, possibilitando uma reflexão das próprias competências, habilidades e posturas, subsidiando assim, o processo ensino-aprendizagem.A realização dessa avaliação será no decorrer de todo o trabalho, a fim de ser feito o replanejamento das ações para a concretização dos objetivos, obedecendo os seguintes critérios:· Responsabilidade e comprometimento;· Criatividade;· Participação;· Assiduidade;· Desempenho nas atividades individuais e em equipe;· Interesse e cooperação;· Domínio de conteúdo;· Aplicabilidade dos conceitos básicos de sustentabilidade.REFERÊNCIASBRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.CEMPRE. Compromisso Empresarial para a Reciclagem. Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado. 2. ed. São Paulo: IPT, 2000.CONDER. Programa de Resíduos Sólidos do Estado da Bahia, 1999. Disponível em: <http://www.conder.ba.gov.br/cuidebem_lixo.htm>. Acesso em: 20 novembro 2009.TORRES, H. COSTA, H. População e meio ambiente. Debates e Desafios, São Paulo: SENAC. 2000.PRADO. Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. Livro: Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Organizado por Maria Elizabeth B. de Almeida e José Manuel Moran, 2005 (p. 12-17). http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf.
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