quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROJETO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM


PROFESSORA – JUCIMÁRA JUNQUEIRA DOS SANTOS SANTANA



OBJETIVOS:

·         Entender a poluição dos ambientes urbanos;
·         Discutir o destino dos resíduos sólidos urbano e rural;
·         Identificar as principais formas de tratamento e destinação do lixo;
·         Relacionar saneamento básico e destino do lixo com qualidade de vida;
·  Discutir formas de conservação de recursos naturais e retomar o conceito de desenvolvimento sustentável;
·      Reconhecer o reaproveitamento e a reciclagem como uma forma de conservar recursos e energia;
·         Identificar os principais elementos recicláveis;
·  Perceber que pequenas mudanças de hábitos podem significar muito para a preservação do meio ambiente;
·         Desenvolver atitudes práticas de cuidado com o meio ambiente.


PÚBLICO ENVOLVIDO: alunos da 2ª série do Ensino Médio, professores de Geografia, História, Biologia, Língua Portuguesa, Artes, direção escolar, comunidade.


ABORDAGEM PEDAGÓGICA:

            Segundo os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (MEC, 1999), nesta etapa o aluno deve construir competências que permitam a análise do real, revelando as causas e efeitos, a intensidade, a heterogeneidade e o contexto espacial dos fenômenos que configuram cada sociedade. O ensino da Geografia deve assim, proporcionar aos alunos numa dimensão espacial que territorializa os eventos e processos, uma compreensão das transformações físicas e sociais operadas em seu meio e no mundo, percebendo a influência dos meios produtivos na constituição da paisagem geográfica em seus diversos aspectos, visando desenvolver uma compreensão global dos fenômenos e a busca de soluções que possam intervir na realidade dos indivíduos e a conseqüente melhoria na qualidade de vida.
            Para que o ensino de Geografia e o desenvolvimento desse trabalho possa ser mais significativo, é muito importante que seja realizado associado a outras disciplinas, buscando uma aprendizagem ativa  por meio da qual o aluno aprende fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégias de aprendizagem (PRADO, 2005).
Assim, o trabalho por projetos viabiliza o desenvolvimento de competências, as quais se tornam cada vez mais necessárias na sociedade atual.
  


RECURSOS:

TV, DVD, vídeos, data show, câmera digital, computador com acesso a Internet, textos diversos, materiais para reaproveitamento (papel, garrafas PET, casca de frutas e legumes, etc.).


PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Uma Unidade Letiva.



ETAPAS / AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
  •        Leitura e discussões de textos relacionados ao tema;
  •      Pesquisa na internet sobre principais formas de destinação dos resíduos sólidos, os     principais elementos recicláveis, estatísticas relacionadas, receitas com alimentos alternativos e artes com materiais reaproveitáveis.
  •      Criação e exibição de slides com o resultado das pesquisas;
  •      Oficinas de arte
  •      Oficina de culinária alternativa;
  •    Oficina de papel reciclado;
  •     Realização da Festa da Reciclagem;
  •   Criação de blog com textos e curiosidades referentes ao tema, e exposição de fotos da Festa da Reciclagem com as apresentações realizadas e todo o material confeccionado nas oficinas.

  • PROBLEMAS SUSCITADOS PELA ATIVIDADE


                Um dos problemas enfrentados para o desenvolvimento de atividades que envolvem o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos sólidos é em geral, o pensamento que impera nas pessoas de acreditar que os resíduos são lixo, que são sujos, imundos, criando assim certo preconceito, em especial com as comidas alternativas. Por isso, é importante o desenvolvimento de oficinas para que os alunos e todo o pessoal envolvido no projeto presenciem e participem dos processos de reaproveitamento e quando possível de reciclagem, como é o caso do papel.


    AVALIAÇÃO


                A avaliação é um dos aspectos mais importantes da ação educativa, constituindo-se também em uma das suas maiores preocupações, porque avaliar é uma tarefa tanto importante quanto complexa. Por esse motivo, torna-se imprescindível a sua realização que não deve ser unilateral. Portanto, serão avaliados todos os elementos envolvidos no desenvolvimento desse projeto, possibilitando uma reflexão das próprias competências, habilidades e posturas, subsidiando assim, o processo ensino-aprendizagem.
                A realização dessa avaliação será no decorrer de todo o trabalho, a fim de ser feito o replanejamento das ações para a concretização dos objetivos, obedecendo os seguintes critérios:

    ·         Responsabilidade e comprometimento;
    ·         Criatividade;
    ·         Participação;
    ·         Assiduidade;
    ·         Desempenho nas atividades individuais e em equipe;
    ·         Interesse e cooperação;
    ·         Domínio de conteúdo;
    ·         Aplicabilidade dos conceitos básicos de sustentabilidade.

    REFERÊNCIAS


    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.
    CEMPRE. Compromisso Empresarial para a Reciclagem. Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado. 2. ed. São Paulo: IPT, 2000.
    CONDER. Programa de Resíduos Sólidos do Estado da Bahia, 1999. Disponível em: <http://www.conder.ba.gov.br/cuidebem_lixo.htm>. Acesso em: 20 novembro 2009.
    TORRES, H. COSTA, H. População e meio ambiente. Debates e Desafios, São Paulo: SENAC. 2000.
    PRADO. Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. Livro: Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Organizado por Maria Elizabeth B. de Almeida e José Manuel Moran, 2005 (p. 12-17). http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf.







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